Em 20 de maio de 2011, o programa Cine Debate, criado pela Associação Paulista de Medicina (APM) em 1997, exibe Lua de Fel, longa de grande sucesso dirigido pelo aclamado Roman Polanski.
Após o filme, sob coordenação do dr. Wimer Bottura Junior, psiquiatria e presidente do Comitê Disciplinar de Adolescência da APM, haverá o debate acerca do ciúme e do prazer com o sofrimento alheio, ambos os aspectos presentes no filme.
“Há uma relação sadomasoquista em Lua de Fel, em que o ciúme é usado como um meio de exercer poder sobre o outro, como uma moeda de troca. Creio que a importância do evento esteja em propor ao público a oportunidade de examinar como são construídas e mantidas as suas relações”, comenta dr. Wimer.
Os debatedores convidados são os drs. José Carlos Riechelmann, sexologista e presidente do Comitê Multidisciplinar de Sexualidade Médica da APM; e Tânia das Graças Mauadie Santana, ginecologista, obstetra e coordenadora e fundadora do Centro de Referência e Especialização em Sexologia do Hospital Pérola Byington - CRESEX.
A programação também terá a presença do pianista Charles Franz, que dará as boas-vindas à plateia antes do início do filme.
O filme
Lua de Fel conta a história da relação de amor e ódio entre Mimi (Emanuelle Seigner) e o paraplégico Oscar (Peter Coyote), casal que está num cruzeiro rumo a Istambul e acaba conhecendo outro casal, Fiona (Kristin Scott-Thomas) e Nigel (Hugh Grant).
Jovem e exuberante, Mimi provoca Nigel e rapidamente desperta o interesse do rapaz. O preço para possuí-la, será ouvir Oscar relatar os detalhes de sua relação com a esposa.
Assim, na medida em que Oscar avança em seu relato, revelando detalhes de uma aventura amorosa intensa e sem limites, o desejo de Nigel torna-se cada vez mais incontrolável, passando a dominar suas ações.
Cine Debate – Lua de Fel
Data: 20 de maio de 2011
Horário: 19h
Local: Auditório da APM
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, 9º andar – Bela Vista – São Paulo/SP
Informações e reservas: (11) 3188.4281 | eventosculturais@apm.org.br
Atenção: Não será permitida a entrada após o início do filme, às 19h30 pontualmente.