8ª edição do Congresso Paulista de Anestesiologia da SAESP – o COPA

Entre 26 e 29 de maio de 2011 no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, o evento promete atualização de qualidade aos especialistas da capital e do país





Laparoscopia é um dos importantes temas em discussão

A laparoscopia, especialmente em pacientes ASA III e IV, será um dos pontos a ser debatidos no segundo dia de evento, sexta-feira, sob o comando da dra. Claudia Panossian.

Conforme a especialista, com o avanço das técnicas laparoscópicas e a maior disseminação de seu conhecimento entre cirurgiões, tais procedimentos vêm se estendendo para cirurgias cada vez mais complexas, cabendo ao anestesiologista se adaptar de forma eficiente.

O coma após lesão isquêmica cerebral

Dr. Cícero Galli Coimbra é um dos palestrantes convidados e abordará o coma após lesão isquêmica cerebral e suas controvérsias. Segundo ele, serão discutidas as implicações fisiopatológicas e diagnósticas da hipotermia terapêutica e do tratamento do hipopituitarismo para a recuperação neurológica de pacientes afetados pelas diversas formas de isquemia encefálica global.

A palestra acontecerá no dia 27, sexta-feira, entre 11h40 e 12h20. Mais informações pelo telefone (11) 3673-1388.

Toxidade neuronal e distúrbios plaquetários na paciente obstétrica

Dr. César Romão Martins ministrará duas delas: a primeira, no dia 27, sexta-feira, abordará a toxidade neuronal por anestésicos em neonatos. Segundo ele, serão discutidas as evidências tanto experimentais quanto clínicas acerca da indução de neuroapoptose quando o cérebro em desenvolvimento é exposto aos agentes anestésicos.

“Em humanos, esse período se estende do terceiro trimestre de gestação até o terceiro ano de vida. Frente à possibilidade de induzirmos neurodegeneração, como anestesiar estas crianças? É um assunto que precisa de intenso debate”, afirma.

Em 28 de maio, sábado, dr. César apresentará os distúrbios plaquetários na paciente obstétrica e as possíveis implicações com a anestesia. Ele alega que tais distúrbios são um grande desafio, já que muitas alterações diferentes podem se esconder sob o aspecto superficial de uma plaquetopenia.


Carlos Othon Bastos discute a aplicação ideal de ocitocina durante a cesariana

Palestrante convidado e coordenador do COPA-Obstétrico também abordará a importância e o uso da tromboelastografia na obstetrícia

A dose ideal de ocitocina durante a cesárea será um dos temas. Conforme o especialista, a ocitocina é um hormônio amplamente utilizado para aumentar a atividade contrátil uterina, além de ser um agente uterotônico. Entretanto, seu uso está associado a efeitos colaterais potencialmente graves, especialmente quando aplicado em doses elevadas.

“Buscaremos definir qual a melhor dosagem a ser utilizada a fim de minimizar tais efeitos indesejáveis, preservando sua capacidade de otimizar o tônus e a contração uterina”, explica ele.

O outro tópico é a importância da tromboelastografia em obstetrícia, que constitui um método rápido de avaliação de todas as etapas da coagulação, muito utilizada para auxiliar na indicação da técnica anestésica e na orientação terapêutica de gestantes que apresentam patologias obstétricas.

Tromboelastografia e Cirurgia Cardíaca, vale a pena investir?

O investimento na cirurgia cardíaca e tromboelastografia será amplamente discutido em aula do especialista convidado Carlos Galhardo Júnior. Na palestra serão abordadas as características técnicas dos métodos da tromboelastografia, assim como evidências científicas que possam justificar ou não sua aquisição.

“Apesar de todo avanço na melhoria da assistência aos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca nas últimas décadas, o sangramento excessivo após a CEC continua a ser uma importante causa de morbi-mortalidade”, comenta.

Carlos Galhardo também ministrará uma segunda aula sobre anestesia em pacientes com doença valvar avançada para procedimentos não cardíacos, tema de extrema relevância uma vez que a prevalência da patologia tem se elevado muito com o envelhecimento da população.

Aspectos das dexmedetomidina e farmacogenética

Dois importantes temas serão discutidos pela dra. Ana Cristina Pinho Mendes Pereira. Uma das aulas revisará a farmacologia da dexmedetomidina e suas novas perspectivas de uso.

Já a outra, abordará o histórico, definições e conceitos em farmacogenética e genômica, além de suas aplicações atuais e novas tecnologias presentes na prática anestesiológica. Garanta seu lugar!


Acupuntura é um dos grandes assuntos em pauta

Dr. Antonio Vanderlei Ortenzi, um dos renomados palestrantes convidados e também coordenador do COPADOR, abordará a acupuntura, especialmente no período perioperatório.

Ele alega que o tema é de suma importância, uma vez que a acupuntura pode ser usada no pré-operatório, para reduzir a ansiedade; no perioperatório, com pequeno efeito nas necessidades de anestésicos; e no pós-operatório, como auxiliar no controle da dor e de náuseas e vômitos.

SAESP | 8° COPA
Data: 26 a 29 de maio de 2011
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1.5 – São Paulo – SP
Informações e inscrições: (11) 3673-1388 | www.saesp.org.br