Narcolepsia: orientações para pacientes e familiares na APM

A Associação Paulista de Medicina (APM) promove, em 7 de maio de 2011, palestra para portadores de narcolepsia e familiares, com discussão do tema “Convivendo com a Narcolepsia”.

“É importante que o paciente com narcolepsia aprenda a ajustar aspectos do cotidiano, para manter a disponibilidade para trabalhar e estudar normalmente” explica dr. Rubens Reimão, presidente do Departamento de Neurologia da APM.

“O esclarecimento é importante tanto para os pacientes, como para seus familiares, que entendendo melhor ao distúrbio poderão oferecer todo o apoio necessário.”
O segundo momento será ministrado pela assistente social professora Heloisa Dal Rovere e terá como tema “Sonolência diurna excessiva e as consequências no cotidiano”.
Segundo o dr. Reimão, além de orientar os presentes, o evento pode ser a porta de entrada para aqueles que ainda não têm um diagnóstico médico, mas sofrem como o sono excessivo. “Nós passamos as informações e encaminhamos os casos identificados no evento ao Hospital das Clínicas, devidamente orientados pela assistente social”, explica Reimão.

Quando mais precoce o diagnóstico, mais cedo o paciente se adaptará à vida com narcolepsia, será devidamente tratado e passará a ter uma vida normal.

A narcolepsia é um grave distúrbio do sono que tem os primeiros sinais no final da infância e na adolescência. A principal consequência é a sonolência diurna excessiva, que interfere na vida do paciente no trabalho, na escola ou até mesmo em casa. É uma doença crônica, mas com tratamento que deve prolongar-se por toda a vida.


Palestra Narcolepsia – “Convivendo com a Narcolepsia” (aberta ao público)
Data: 7 de maio de 2011
Horário: 9h30 às 12h
Local: Associação Paulista de Medicina (APM)
Endereço: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 278, São Paulo, SP
Informações e inscrições: (11) 3188-4252